A Dentística Restauradora é a área da odontologia que trata das alterações dos dentes e tecidos circunvizinhos, ou seja, trata da doença cárie, suas repercussões sobre a estrutura dental e alterações de forma – textura e cor dos dentes, devolvendo ao paciente à saúde, e aos dentes a estética, função e anatomia.

Clareamento Dental

O clareamento dental é o procedimento mais conservador que existe em Odontologia Estética.

Consiste em um gel (com diferentes potências) que, quando aplicado sobre o dente, quebra as moléculas que promovem o escurecimento em micropedaços, que são eliminados dos dentes. Tudo isso, sem promover qualquer tipo de dano à estrutura dental.

A técnica mais comum de clarear os dentes é o que chamamos de “Clareamento Caseiro”. Para esse procedimento, é confeccionada uma moldeira fina, transparente e flexível, com a forma exata dos dentes de cada paciente. Orientamos o paciente a aplicar uma gota de gel de Peróxido de Carbamida (10 a 16%) sobre cada dente (o processo de aplicação do gel na moldeira dura em torno de 2 minutos). O paciente utiliza a moldeira 1 hora por dia, por pelo menos 3 semanas, e voilá, dentes claros!

VANTAGEM: Mais eficiente; Mais duradouro; Menos sensibilidade dental; Menos agressivo; Menor custo.

DESVANTAGEM: o resultado aparece depois de pelo menos duas semanas; exige consistência e um nível baixo de disciplina.

A outra forma de clarear os dentes é na técnica que chamamos de “clareamento de Consultorio”. Alguns já ouviram o nome desse procedimento como “clareamento a laser”, mas preferimos evitar, pois o laser não tem função de clarear, e sim, diminuir a sensibilidade causada pelo clareamento. Além disso, quem promove o clareamento é sempre o gel. Nessa técnica, o paciente recebe uma proteção para a gengiva, bochecha e lábios, e aplicamos um gel (aproximadamente 7 vezes mais potente que o caseiro), que fica por 40 minutos sobre os dentes a serem clareados. Recomendamos, pelo menos, duas sessões para resultados efetivos. Ou uma sessão, combinando com o caseiro, para um resultado mais rápido e eficiente.

VANTAGEM: O resultado já aparece na primeira sessão; indicado pra quem tem pressa.

DESAVANTAGEM: Menos eficiente; Menos duradouro; Maior sensibilidade; Mais agressivo à polpa dental; Custo maior.

Lentes de Contato/ Facetas de Porcelana Dentais

As lentes ou facetas de porcelana dentais consistem na revitalização do sorriso através da colagem de finas lâminas de porcelana sobre os dentes. Tais lâminas podem recriar cor, forma, textura e brilho dos dentes, de acordo com o planejamento, que é uma sinergia entre dentista especialista, paciente e laboratório de prótese.

É o procedimento da moda em Odontologia Estética, mas deve ser escolhido e planejado com todo o cuidado e bom senso, visando obter, dessa forma, o resultado almejado pelos pacientes.

Primeiramente, o paciente será escaneado, fotografado e filmado. Um estudo completo do caso é realizado entre o profissional e o laboratório de prótese (responsável por confeccionar as lentes/facetas). Nessa hora, o paciente tem toda a liberdade de participar do processo, e isso é bastante estimulado (afinal, ninguém já olhou mais para o próprio sorriso do que você!).

Após o planejamento minucioso completo, o caso é apresentado ao paciente, e realizamos um teste do que foi planejado na própria boca do paciente, sem colar absolutamente nada, apenas pra checarmos se o mesmo está de acordo com os anseios de toda a equipe, incluindo, principalmente, o paciente! É o que chamamos de “Test Drive”

Uma vez aprovado, partimos para o preparo conservador. Na maioria dos casos, não é necessário o uso de anestesia, pois nosso objetivo principal é preservar estrutura dentária ao máximo. Até porque é nessa camada superficial do dente, o esmalte, que obtemos a melhor superfície para colarmos as porcelanas da forma mais forte e longeva. Escaneamos novamente os dentes, dessa vez com os preparos conservadores já realizados, e o paciente vai embora com uma restauração provisória que é a cópia do que será o definitivo. Nesse ínterim, entre esta consulta e a consulta de finalização, é a hora de fazermos os últimos ajustes no planejamento, sempre trabalhando junto com o paciente e seus anseios.

Na terceira e última consulta, removemos a restauração provisória e testamos a definitiva. Após a aprovação do paciente, colamos, ou cimentamos, as lentes de contato / facetas de porcelana sobre os dentes. É um processo de poucas consultas, e muito resultado!

Aqui na Marassi, colocamos em prática o estado da arte na Odontologia Estética. Fazemos isso aliando toda a tecnologia de scanners, para obtenção das melhores imagens; ao processo artesanal e meticuloso de construção das lentes/facetas de porcelana. Tudo isso para entregar excelência ao nosso paciente.