Visite o dentista no primeiro aniversário da criança, contudo pode ser feito a partir dos 6 meses de idade. O dentista avaliará se as técnicas de limpeza utilizadas estão corretas. Pode-se determinar também se há algum problema com a dentição de leite. A criança receberá um “banho de flúor” nos dentes, que é um mineral importante para deixá-los resistentes à cárie. Existe um flúor próprio para os dentes do seu bebê.
Investindo alguns minutos por dia no cuidado com os dentes de leite, você garantirá um sorriso saudável para o seu filho.

1 – Com que idade devo levar meu filho ao dentista?
A partir dos 6 meses de idade seu filho já deve ser levado ao Odontopediatra.

2 – O que é Odontopediatra?
É o dentista especializado no atendimento de crianças.

3 – O que é feito na 1º consulta?
a) Bebês (dos 6 meses até 35 meses)
Os pais recebem orientação sobre bons hábitos de higiene bucal, como prevenir a doença cárie (cárie de mamadeira) e gengivite. Será mostrado como limpar a boquinha do bebê e será aplicado um verniz com flúor. Além da avaliação de arcadas, gengiva e da calcificação dos dentes.

b) Crianças a partir de 3 anos
Além de toda orientação aos pais e as crianças sobre higiene bucal, será feito um exame, uma motivação de escovação com a criança, um polimento nos dentes e será aplicado o flúor.

4 – A doença cárie é contagiosa?
Sim. Ela é transmissível de pessoa para pessoa.

5 – Como se forma a doença cárie?
Uma cobertura pegajosa de bactérias, chamada de placa bacteriana, se forma constantemente nos dentes. Quando o açúcar e o amido dos alimentos e bebidas combinam com a placa, se produz um ácido. O ácido ataca o esmalte do dente. Repetidos ataques ácidos com o tempo produzem cáries nos dentes.

6 – O que é flúor?
Flúor é um mineral que fortalece os dentes e protege-os contra a cárie.

7 – Quando começar a colocar o flúor?
A partir do aparecimento do 1º dente já pode começar a usar o flúor. Mas seu uso e sua freqüência serão determinados pelo odontopediatra de acordo com o risco de cárie do bebê.

8 – O flúor do bebê é igual ao da criança/adulto?
Não. No bebê aplica-se um verniz com flúor. Já na criança e no adulto aplica-se o flúor em forma de gel ou espuma.

9 – O que é selante?
É um material resinoso que o odontopediatra pode aplicar na superfície mastigatória dos dentes posteriores de leite e permanentes (molares e pré-molares), formando uma barreira que protege esses dentes da placa e do ataque ácido.
Em apenas poucos minutos esses dentes são selados, e por muito tempo ficam protegidos contra as cáries.

10 – Como saber se o meu filho precisa usar aparelho?
A partir dos 6 anos de idade, deve-se procurar um Odontopediatra especializado ou Ortodontista para que seja avaliada a posição dos dentes do seu filho e definido se haverá necessidade de aparelho ou não, e qual a melhor época para tratá-lo.