A ortodontia é uma área especial da Odontologia que visa prevenir, diagnosticar e tratar irregularidades nos dentes e na face. Ortodontista é o título que é atribuído ao dentista especialista em Ortodontia.

É o tratamento feito pelo ortodontista para solucionar os problemas de dentes mal posicionados ou de desarmonias faciais. O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade e normalmente trás vários benefícios ao paciente. O tratamento pode ser realizado com aparelhos fixos ou removíveis, dependendo da indicação para cada caso.

Aparelho removível

Indicado para tratamentos em pacientes em fase de crescimento ou para tratamentos simples em jovens e adultos. Tem a vantagem de poder ser removido para atividades sociais, para alimentação e para higiene bucal.

Aparelho fixo

Indicado para tratamento na dentição permanente. Em alguns casos pode ser utilizado também em crianças. São os aparelhos mais eficientes, funcionam 24hs por dia, dependem menos da colaboração do paciente, e podem corrigir má oclusões complexas. Existem várias gerações de aparelhos fixos, os mais modernos permitem tratamento com mais rapidez e conforto par ao paciente.

Aparelho fixo estético

Indicados para pacientes adultos. São bem mais discretos do que os aparelhos fixos de metal e podem ser utilizados com arcos estéticos para ficarem ainda menos visíveis. Existem diferentes qualidades de aparelhos fixos estéticos. Os mais simples são feitos de plástico ou de fibra de vidro e os de melhor qualidade, de porcelana ou safira, que não sofrem alteração de cor durante o tratamento.

Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries, doenças gengivais, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais. Dentes protruídos (dentes para frente) são mais sujeitos a traumas e fraturas. Dentes desalinhados podem prejudicar a auto-estima do indivíduo.

Sete anos de idade é uma boa idade para a avaliação da dentição. Uma consulta nesta idade permite que o Ortodontista planeje qual a melhor época de intervir nos pacientes que precisarem de tratamento. A maioria das más oclusões são mais facilmente e mais rapidamente tratadas durante a fase de crescimento. Se algum problema for notado antes desta idade a criança pode ser levada ao ortodontista assim que detectado o problema.

Sim. Desde que haja saúde das estrutura em volta do dente a correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento. Atualmente 25% dos pacientes são pacientes adultos. Existem aparelhos discretos que foram especialmente desenvolvidos para o tratamento de adultos. A principal diferença entre o tratamento de adultos e crianças/adolescentes é o fato do adulto não apresentar mais crescimento ósseo, o que limita em alguns casos a correção total da má oclusão em casos de discrepância das bases ósseas. Nos adultos as discrepâncias significativas de bases ósseas normalmente só são corrigidas com cirurgias ortognáticas.